8.030

lojas de conveniência no Brasil

7,5

bilhões de faturamento das lojas em 2018

4.867

lojas com as marcas das associadas

Conveniência em números

O canal de lojas de conveniência, em 2018, alcançou o faturamento de R$ 7,54 bilhões, o que representou um aumento de 1,5% comparado a 2017. A Conveniência atingiu a marca de 8.030 lojas – 1,6% acima do ano anterior. O share de participação em número de lojas das bandeiras associadas a Plural continuou em 61%, com um total de 4.867 unidades, 71 a mais que em 2017. Apesar da expansão do canal, a venda média por loja foi menor do que o ano anterior: R$ 94.486,00, queda de 2,7%. As lojas das associadas a Plural tiveram faturamento médio de R$ 109.205,00 e o grupo das lojas de outras bandeiras ou sem bandeira de R$ 71.836,00. O ticket médio do canal foi de R$ 12,82 (2,2% acima do ticket médio de 2017).

PARTICIPAÇÃO DE MERCADO 2018 - NÚMERO DE LOJAS (%)
DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DA REDE DE LOJAS - 2018 (%)

Em sintonia com o Século 21

O segmento de Conveniência vive em constante ajuste às necessidades do cliente, que, cada vez mais, busca velocidade e praticidade no seu dia a dia. Diversos estudos recentes apontam que, para ter um consumidor fiel ao canal, é preciso aliar praticidade a conforto, segurança, cordialidade no atendimento e, claro, produtos de qualidade. Seria essa a "receita" para o crescimento no mercado.

O sucesso das lojas de conveniência também é reflexo do desenvolvimento de ofertas alinhadas às preferências do consumidor do século 21, que leva em conta a saúde e o bem-estar, além de apostas em fatores como tecnologia, logística e treinamento.

FRANQUIA

Popular forma de negócio, teve seu início no Brasil nos anos 1960 com a popularização dos cursos de inglês. Daí para frente, se tornou fonte rentável para quem quer empreender utilizando marcas consolidadas no mercado.

OPERAÇÃO PRÓPRIA

Modelo de negócio que pode conter um ou mais sócios e que exige investimento, gestão e marketing. Ao contrário da franquia, a operação própria visa criar e consolidar uma marca nova no mercado.

Tendências do mercado

Continua o foco na qualidade e variedade das ofertas da categoria Food Service, com aumento da oferta de alimentos e bebidas saudáveis e frescos
Foco em programas de fidelidade, cross merchandising e combos promocionais para atrair e fidelizar o consumidor, que procura vantagens e economia
Busca por soluções mais eficientes em logística e uso de tecnologia no ponto de vendas e online – equipamentos, meios de pagamento, e-commerce etc.
Expansão do formato “mercado de vizinhança”, que oferece maior variedade de itens, especialmente nas categorias mercearia, bazar e higiene e limpeza