7.700

lojas de conveniência no Brasil

7,2

bilhões de faturamento das lojas

4.800

lojas com as marcas das associadas

Conveniência em números

Enquanto aguardamos o Anuário Plural 2018, é importante lembrar que, de acordo com o levantamento publicado na edição 2017, o segmento de Conveniênica faturou R$ 7,2 bilhões em 2016, crescendo 6,2%, o número de lojas bateu 7.655 e o faturamento mensal ponderado, por loja, chegou a R$ 96.446.

Houve um aumento de quase 4% no número de lojas em 2016, com a venda média por estabelecimento avançando 5,3%. O ticket médio foi de R$ 11,91, 7,3% acima do verificado em 2015, mas vale destacar que este dado se refere apenas às lojas Entreposto, BR Mania, AM/PM e Select, que, juntas, em 2016, empregram 174.608 pessoas, direta ou indiretamente. De acordo com a pesquisa, as lojas estão presentes em 18% dos postos de serviços brasileiros, sinal de que o mercado ainda tem muito a conquistar.

Distribuição Regional de Rede de Lojas

Participação do Mercado | Número de Lojas

Em sintonia com o Século 21

O segmento de Conveniência vive em constante ajuste às necessidades do cliente, que, cada vez mais, busca velocidade e praticidade no seu dia a dia. Diversos estudos recentes apontam que, para ter um consumidor fiel ao canal, é preciso aliar praticidade a conforto, segurança, cordialidade no atendimento e, claro, produtos de qualidade. Seria essa a "receita" para o crescimento no mercado.

O sucesso das lojas de conveniência também é reflexo do desenvolvimento de ofertas alinhadas às preferências do consumidor do século 21, que leva em conta a saúde e o bem-estar, além de apostas em fatores como tecnologia, logística e treinamento.

FRANQUIA

Popular forma de negócio, teve seu início no Brasil nos anos 1960 com a popularização dos cursos de inglês. Daí para frente, se tornou fonte rentável para quem quer empreender utilizando marcas consolidadas no mercado.

OPERAÇÃO PRÓPRIA

Modelo de negócio que pode conter um ou mais sócios e que exige investimento, gestão e marketing. Ao contrário da franquia, a operação própria visa criar e consolidar uma marca nova no mercado.

Tendências do mercado

Continua o foco na qualidade e variedade das ofertas da categoria Food Service, com aumento da oferta de alimentos e bebidas saudáveis e frescos
Foco em programas de fidelidade, cross merchandising e combos promocionais para atrair e fidelizar o consumidor, que procura vantagens e economia
Busca por soluções mais eficientes em logística e uso de tecnologia no ponto de vendas e online – equipamentos, meios de pagamento, e-commerce etc.
Expansão do formato “mercado de vizinhança”, que oferece maior variedade de itens, especialmente nas categorias mercearia, bazar e higiene e limpeza