7.900

lojas de conveniência no Brasil

7,4

bilhões de faturamento das lojas em 2017

4.796

lojas com as marcas das associadas

Conveniência em números

O faturamento do canal de lojas de conveniência, em 2017, foi de R$ 7,4 bilhões, 3,2% acima do ano anterior. No grupo de lojas das associadas à Plural, o aumento foi de 4,6%. Nas lojas de outras bandeiras e sem bandeira o crescimento foi de 0,7%. O canal encerrou o ano com um total de 7.900 lojas. O share de participação em número de lojas das bandeiras associadas à Plural (am/pm, BR Mania e Select) foi de 61%, com 4.796 lojas, 289 a mais que em 2016. Por outro lado, o conjunto das lojas de outras bandeiras e sem bandeira terminou 2017 com 44 pontos de vendas a menos que em 2016, o que representou um decréscimo de 1,4%. A venda média por loja apresentou aumento de 0,66% versus 2016: em 2017, atingiu R$ 97.082,00 O faturamento médio das lojas das associadas à Plural foi de R$ 113.679,00, quase 60% acima do faturamento médio das lojas de outras bandeiras ou sem bandeira (R$71.437,00). O ticket médio do segmento foi de R$ 12,54 (5,4% maior que o ticket médio do ano anterior).

DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DE REDE DE LOJAS – 2017
PARTICIPAÇÃO DO MERCADO - NÚMERO DE LOJAS 2017

Em sintonia com o Século 21

O segmento de Conveniência vive em constante ajuste às necessidades do cliente, que, cada vez mais, busca velocidade e praticidade no seu dia a dia. Diversos estudos recentes apontam que, para ter um consumidor fiel ao canal, é preciso aliar praticidade a conforto, segurança, cordialidade no atendimento e, claro, produtos de qualidade. Seria essa a "receita" para o crescimento no mercado.

O sucesso das lojas de conveniência também é reflexo do desenvolvimento de ofertas alinhadas às preferências do consumidor do século 21, que leva em conta a saúde e o bem-estar, além de apostas em fatores como tecnologia, logística e treinamento.

FRANQUIA

Popular forma de negócio, teve seu início no Brasil nos anos 1960 com a popularização dos cursos de inglês. Daí para frente, se tornou fonte rentável para quem quer empreender utilizando marcas consolidadas no mercado.

OPERAÇÃO PRÓPRIA

Modelo de negócio que pode conter um ou mais sócios e que exige investimento, gestão e marketing. Ao contrário da franquia, a operação própria visa criar e consolidar uma marca nova no mercado.

Tendências do mercado

Continua o foco na qualidade e variedade das ofertas da categoria Food Service, com aumento da oferta de alimentos e bebidas saudáveis e frescos
Foco em programas de fidelidade, cross merchandising e combos promocionais para atrair e fidelizar o consumidor, que procura vantagens e economia
Busca por soluções mais eficientes em logística e uso de tecnologia no ponto de vendas e online – equipamentos, meios de pagamento, e-commerce etc.
Expansão do formato “mercado de vizinhança”, que oferece maior variedade de itens, especialmente nas categorias mercearia, bazar e higiene e limpeza