13/11/2018

Competição e Infraestrutura no Mercado de Combustíveis de Aviação

O Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV – Fundação Getúlio Vargas, tem a honra de receber nomes importantes da área para discussão sobre o tema: “Competição e infraestrutura no mercado de combustíveis de aviação”.

O debate acontecerá no dia 29 de novembro de 2018, das 08h30 às 17h00, no Auditório da FGV Direito – Rua Rocha, 233 – São Paulo/SP.

O objetivo do grupo é discutir temas ligados à defesa da concorrência, regulação, saneamento ambiental, infraestrutura, entre outros. As reuniões têm abordagem multidisciplinar, sem perder de vista a dimensão econômica. Assim, contamos com a participação de profissionais e pesquisadores de diversas formações.

 

Confira a programação completa do evento:

ABERTURA

Leonardo Gadotti – Presidente Plural

PAINEL 1

COMPETIÇÃO E ESTRUTURA DE PREÇOS NA CADEIA DE AVIAÇÃO

Objetivo do painel: Discutir a estrutura do preço do combustível de aviação no Brasil, apresentando as parcelas de contribuição de produtores/importadores, distribuidores, revendedores, tributos e etc. A partir disto, propor alternativas possíveis para estímulo à competição, ao investimento e redução do preço final.

Exposições de 20 minutos, debates ao final de cada exposição

 

*Programação sujeita à alteração.

MEDIADOR: Juliano Souza de Albuquerque Maranhão, Universidade de São Paulo e Sampaio Ferraz Advogados

PAINEL 2

COMPARTILHAMENTO DA INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA DE COMBUSTÍVEIS DE AVIAÇÃO

Objetivo do painel: Debater cabimento (prós, contras e potencial efetividade) do compartilhamento obrigatório das infraestruturas, a partir de experiências regulatórias em diferentes setores e o quadro regulatório atual da distribuição de combustíveis de aviação (ANP e ANAC).

Exposições de 20 minutos, debates ao final de cada exposição.

 

*Programação sujeita à alteração.

MEDIADOR: Diogo Coutinho, Universidade de São Paulo

 

O evento conta com o apoio da Plural, ANAC, ANP e Ibrac.

 

Fonte: FGV