Infraestrutura

É a rede de transporte rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial, tubular etc., que é utilizada, assim como os terminais: estradas, aeroportos, estações ferroviárias, portos, terminais de autocarro e todo o tipo de equipamento similar.

As usinas de biodiesel costumam estar próximas aos principais centros produtores de soja, dado que esta é a principal matéria-prima utilizada. A soja é cultivada principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sul, que concentram 75% da produção de soja e 85% da capacidade de produção de biodiesel. Nos próximos anos, espera-se crescimento de participação de MA/PI/TO/BA, que atualmente representam 10% do volume nacional.

Atualmente, o ranking de usinas de biodiesel por estado brasileiro tem Mato Grosso na dianteira, com 15 usinas; Rio Grande do Sul em segundo, com nove; seguido por Goiás, com seis, e São Paulo, com cinco. Na sequência aparecem Paraná, com quatro; Mato Grosso do Sul, Bahia e Tocantins, com duas; e Minas, com uma. Os demais estados, juntos, somam quatro usinas de biodiesel. A produção nacional atual é de 113 MM toneladas..