07/11/2018

Conheça melhor a Câmara de Lubrificantes da Plural

Embora tidos como “invisíveis”, os lubrificantes estão em inúmeros lugares e fazem parte de diversas atividades econômicas, havendo, por trás destes produtos, tecnologias das mais avançadas e dinâmicas. Para se ter uma ideia em termos quantitativos, o setor de lubrificantes reúne cerca de 100 companhias produtoras, tendo crescido, de acordo com a ANP, 2,6% em 2017 e quase atingido a marca de 1,3 bilhão de litros comercializados.

Aspectos que envolvem qualidade, disponibilidade e cuidados com o meio ambiente, especialmente no que diz respeito a resíduos pós-consumo, são pontos extremamente relevantes e que precisam ser tratados adequadamente e comunicados de forma competente à sociedade. Com foco nesse contexto, a Plural se estruturou dentro da Câmara de Lubrificantes para abordar todos os temas de maneira bastante profissional e assumindo um protagonismo no setor.

A Câmara é constituída por quatro fóruns: Qualidade; Logística; Comunicação e Saúde, Segurança e Meio Ambiente. O Fórum de Qualidade trata de temas técnicos relacionados aos lubrificantes, sua regulamentação e registros junto à ANP, além de acompanhar o Programa de Monitoramento de Lubrificantes, patrocinado pela própria ANP. O grupo também se dedica ao desenvolvimento de temas técnicos que posteriormente são publicados nos canais disponíveis.

O Fórum de Logística trata do transporte de produtos, embalados e a granel, de forma que eles estejam disponíveis em todo o país, trabalhando também com as melhores práticas de segurança e operação e abordando temas bem particulares relativos a operações em portos, que são bastante específicos devido às suas características, principalmente em termos de segurança.

Por sua vez, o Fórum de Saúde, Segurança e Meio Ambiente trata de temas regulatórios, principalmente os relacionados a aspectos da logística reversa, dos resíduos pós-consumo, além de abordar as normativas que dizem respeito a saúde ocupacional e tratar de questões referentes ao GHS – um sistema mundial que regula a rotulagem e segurança de produtos químicos.

Já o Fórum de Comunicação é dedicado a informar a sociedade como um todo sobre os trabalhos que são desenvolvidos pela Câmara de Lubricantes da Plural em todos os seus fóruns e atividades.

Os fóruns contam com cerca de 40 profissionais, que são cedidos pelas Associadas à Plural. A ideia é, considerando uma periodicidade mensal, que esses grupos de trabalho se reúnam de acordo com uma programação anual, de forma que possam acompanhar todos os temas de regulação e de interesse do setor, que são discutidos internamente, e depois se tornam pleitos e medidas aplicáveis dentro do setor de Lubrificantes. Neste ponto é importante destacar a existência do Grupo Executivo, que reúne diretores de todas as Associadas à Plural e que tem como maiores objetivos a aprovação dos temas institucionais propostos para discussão dos grupos e o acompanhamento e prestação de contas do projetos que estão sendo desenvolvidos e, por fim, dos resultados que precisam ser entregues.

A Câmara de Lubrificantes tem se notabilizado pelo seu foco na comunicação, que busca a disseminação de informações para diversos públicos-alvo – não apenas estudantes e pesquisadores, mas principalmente o consumidor, que quer saber qual é o lubrificante ideal para o seu veículo e também tirar as mais diversas dúvidas referentes a este complexo tema. A ideia é apresentar tópicos e soluções de maneira leve, pedagógica, tornando tudo mais claro. Entre os canais de mídia comandados pela Câmara estão o site Óleo Certo e o Facebook Óleo Certo. Este último é uma iniciativa implementada há pouco mais de um ano e que já alcança cerca de 500 mil usuários por mês, com o envolvimento ativo mensal de 250 mil usuários. Dados relevantes que mostram o interesse do público pelos temas abordados.

 

Por Marcio Teixeira