04/04/2018

Conheça os tipos de operação de abastecimento de aeronaves

Abastecimento com servidor de hidrantes

Abastecimento de grandes aeronaves para voos longos. O produto chega na aeronave por uma linha hidráulica, por onde passa o produto, instalada sob o piso do pátio do aeroporto. Um caminhão servidor liga a linha hidráulica à asa do avião. Este caminhão além de fazer a conexão da linha fixa à aeronave tem filtros, medidor volumétrico e equipamento para amostragem do produto garantindo assim que o produto que chega a aeronave tem a qualidade necessária à boa operação do avião.

 


Abastecimento por caminhões tanque (CTA) sob a asa

Operação feita para a aviação comercial. O caminhão tanque, com o produto, se desloca para atender o avião e o abastecimento é feito sob a asa do avião. A conexão do caminhão com o avião é especial, vedada e com sistema duplo de fechamento para garantir a segurança da operação.

 

Abastecimento por caminhões tanque (CTA), sobre asa

Operação feita, em regra, para a aviação geral. O caminhão tanque, com o produto, se desloca para atender o avião e o abastecimento é feito sobre a asa do avião com um bico de abastecimento similar ao de um posto de combustíveis.
Os dois produtos, gasolina de aviação, para aviões à pistão, e querosene de aviação para as turbinas, são comumente abastecidos desta maneira.