18/10/2019

Defina sua estratégia no foodservice: verticalização ou horizontalização

Num ambiente extremamente competitivo e dinâmico, a verticalização tem ganhado novas cores e se tornado alvo de discussões e definições estratégicas das empresas. Conceitualmente, verticalizar se refere ao fato de produzir dentro da empresa tudo o que for possível, tornando-a autossustentável.

Esse formato de atuação exige estruturas mais pesadas em termos de investimentos, equipes e, há anos, perdeu espaço para a horizontalização, cujo conceito envolve a máxima terceirização de atividades que não sejam o core da empresa e/ou aquisição de produtos de terceiros para ganhos de produtividade e foco no negócio.

Na cadeia do foodservice a verticalização é um tema recorrente. Defende-se por conta do controle de qualidade de produto, a segurança na origem (demanda pujante do consumidor), ganhos financeiros, controle de tecnologia… Particularmente, quando nós da GS&Libbra somos perguntados sobre verticalizar, nossa resposta é: DEPENDE. E a partir daqui divido alguns exemplos para contribuir com suas reflexões.

Confira a matéria completa do site Mercado&Consumo aqui!