09/08/2019

ExpoPostos & Conveniência 2019 é termômetro de mudanças no setor, aponta gerente da Plural

Faltam poucos dias para o início da ExpoPostos & Conveniência 2019, o maior evento da América Latina sobre distribuição e revenda de combustíveis e lubrificantes, lojas de conveniência e food service. Realizada de 13 a 15 de agosto, na São Paulo Expo, a feira apresenta novidades, tendências e fomenta negócios no setor de downstream, como explica Eduardo Serpa (foto), gerente de Mercado, Comunicação e Lojas de Conveniência da Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência), uma das realizadoras do evento. A Plural terá um estande de 64 metros quadrados na local, apresentando suas principais iniciativas, o Combustível Legal e o Óleo Certo.

“O evento reúne os principais agentes do setor, além de conteúdos relevantes para empresários, imprensa e estudantes. No âmbito de negócios, temos no mesmo ambiente distribuidoras e donos de postos, o que contribui para a realização de parcerias. A expectativa esse ano é que a ExpoPostos tenha um crescimento de 40% de área de exposição em relação à edição anterior, recebendo quase 25 mil visitantes ao longo dos três dias de realização. O evento deve propiciar R$ 180 milhões em negócios. A ExpoPostos assume o papel de representar o setor de combustíveis, principalmente no elo distribuição e revenda, trazendo fornecedores de equipamentos, além de agregar serviços de conveniência para o complexo de postos de serviços”, explica o gerente.

Paralelamente à área de exposição da feira, acontece o Fórum Internacional de Postos e Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service. Durante três dias, o encontro reunirá especialistas, executivos de associações e representantes do governo para uma agenda intensa de debates.

“Teremos diversas palestras, entre elas uma sobre como será o Brasil nos próximos anos, do ponto de vista econômico. Será abordada também a projeção de crescimento para o setor de combustíveis, um dos mais importantes do país. Haverá ainda palestras motivacionais com representantes de outros segmentos, com foco em gestão de equipes, trazendo experiência para compartilhar no Fórum Internacional”, revela Serpa.

O que mudou desde a última edição do evento, em 2017

Realizada a cada dois anos, a ExpoPostos & Conveniência acaba sendo também um termômetro das mudanças no mercado. Da última edição para cá, o gerente da Plural ressalta que percebe um trabalho mais conjunto de diversas entidades no sentido de informar a sociedade sobre como o setor de distribuição de combustíveis é complexo e relevante para o crescimento do país.

“A mídia e a sociedade estão compreendendo mais a dinâmica da área de combustíveis. Apesar de ainda estarmos longe do que queremos atingir, noto um interesse em aprofundar questões. Vejo as pessoas mais atentas quando vão abastecer, não priorizam mais só o combustível barato. ‘Como posso preservar meu veículo, enchendo o tanque em um posto de confiança, que não venda combustível adulterado?’. As forças-tarefa também estão mais atuantes no combate ao mercado irregular, mesmo longe do ideal”, explica Serpa.

O setor também foi impactado pelas mudanças no Governo Federal, sentindo os efeitos de um mercado mais liberal, como explica o gerente. “A abertura no elo de refino certamente muda totalmente o jogo, pois entram mais players, mais competidores nesse segmento, que era muito concentrado em um único agente. No momento em que isso muda, acontece um efeito cascata para os outros elos da cadeia. A expectativa é que haja ainda mais competitividade na distribuição e na revenda. No final, o consumidor deverá ser beneficiado com novas opções e preços mais atrativos”, completa.

Serviço

14ª Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência & Food Service

Data: de 13 a 15 de agosto
Horário: das 13h às 21h
Fórum: das 8h30 às 13h30
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda, São Paulo
Mais informações no site do evento: http://expopostos.com.br/

Por Alessandra de Paula