Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Quem pode se inscrever no Prêmio Plural de Jornalismo & Personalidades?

Apenas a modalidade de Jornalismo permite inscrições externas, e podem participar os autores de trabalhos jornalísticos publicados/veiculados em jornais, revistas, sites, rádios ou emissoras de TV com sede no Brasil.

Qual o período de validade dos trabalhos jornalísticos?

Podem concorrer trabalhos publicados/veiculados originalmente entre 13 de setembro de 2018 e 30 de agosto de 2019, e regularmente inscritos até esta última data.

Que tipos de arquivos serão aceitos para inscrição?

Cada categoria terá um tipo de arquivo diferente, a saber:

– Jornalismo impresso (jornal e revista): arquivos em PDF

– Radiojornalismo: arquivos MP3 ou link(s) direcionando aos trabalhos

– Telejornalismo: vídeos MP4 ou link(s) direcionando aos trabalhos

– Webjornalismo: link(s) para o trabalho indicados na descrição do trabalho

Nos casos do acesso aos trabalhos deva ser realizado por meio de links, será de responsabilidade do autor garantir a disponibilização do seu conteúdo no site do veículo, fornecendo, se for o caso, senhas de acesso para que a Coordenação da Premiação e a Comissão de Julgamento possam acessar o material.

Quando serão anunciados os vencedores do Prêmio Plural de Jornalismo & Personalidades?

Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de premiação na primeira quinzena de dezembro de 2019, no Rio de Janeiro. Os finalistas da categoria de Jornalismo serão convidados para o evento e terão suas despesas de deslocamento e hospedagem custeadas pela Plural.

Como posso inscrever meu trabalho jornalístico?

Para inscrever seu trabalho, basta preencher o formulário de inscrição online. Você deverá indicar link(s) para o trabalho ou anexá-lo.

Quantos trabalhos jornalísticos cada autor pode inscrever?

Não existe limite de quantidade de trabalhos a serem inscritos no Prêmio Plural de Jornalismo & Personalidades.

Posso inscrever uma série de reportagens? Qual data valeria nesse caso para efeitos de inscrição?

Sim, o Prêmio Plural de Jornalismo & Personalidades permite a inscrição de séries. Se uma reportagem, ou algumas, ficarem de fora do período de validade, o trabalho poderá concorrer como série, da mesma forma, bastando uma reportagem dentro do período de validade.

Meu trabalho contou com a participação de outros jornalistas. Como faço para incluí-los?

Existe um campo no formulário de inscrição para indicar os coautores. Caso o trabalho seja o vencedor, a Coordenação da Premiação consultará a chefia de redação para obter os dados completos do trabalho e confirmar a ordem de importância na sua elaboração.

Meu trabalho de webjornalismo é praticamente igual ao da versão impressa. Posso inscrever os dois?

Em casos como este, sugerimos que o autor indique para inscrição apenas um dos trabalhos.

Como os trabalhos inscritos no Prêmio Plural de Jornalismo serão avaliados?

Na modalidade de Jornalismo, a Coordenação da Premiação indicará, dentre o material recebido, aqueles que estão de acordo com os objetivos do programa, como estabelece o Regulamento. Em seguida, a Comissão de Julgamento escolherá dois finalistas para cada categoria. Na cerimônia de premiação serão anunciados os dois vencedores.

Com serão escolhidas as Personalidades que serão homenageadas?

Os homenageados serão escolhidos pela Plural dentre uma lista a ser elaborada pela Coordenação da Premiação, sempre tendo como referência os objetivos do Prêmio Plural de Jornalismo & Personalidades.

Quais os critérios para elaboração da lista de Personalidades elegíveis?

Os critérios derivam primeiramente dos objetivos da premiação e que constam no Regulamento, ou seja, as homenagens se destinam a pessoas que tenham se destacado em ações que visem extinguir ou minimizar prejuízos ao mercado legal de combustíveis, além de outras, como o incentivo às práticas que tenham contribuído para prevenir prejuízos ou estimular a percepção por parte do mercado de combustíveis e da sociedade da importância dos aspectos legais e de sustentabilidade defendidos pela Plural.